quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Artigo e crase

O leão Ariel, que ficou conhecido no país devido a luta de seus criadores para que ele voltasse a se movimentar, morreu por volta de 13h30 desta quarta-feira (27).
Na maior parte das vezes, a dificuldade de saber se ocorre ou não a crase deve-se à dúvida quanto ao emprego do artigo.
No fragmento acima, há duas ocorrências de erro quanto ao uso do artigo – a primeira delas leva ao erro de crase. A locução de valor causal “devido a” encontra um termo feminino (“luta”), que deve ser antecedido de um artigo igualmente feminino.
Há quem sugira a substituição do termo feminino por um masculino para visualizar a presença do artigo (“devido ao esforço de seus criadores”, por exemplo), recurso simples que ajuda nos momentos de hesitação.
É bom lembrar que o uso do artigo antes do substantivo é regular no português – a sua ausência é que deve obedecer a algum motivo especial. Nos títulos jornalísticos, por exemplo, é comum a ausência do artigo diante de substantivos que anunciam o assunto da notícia, recurso que chama a atenção do leitor.
Diante das horas, o artigo é necessário, a menos que se esteja tratando de quantidade de horas.  Diz-se, portanto, que algum fato ocorreu às duas horas (com artigo), mas que as pessoas passaram duas horas numa fila (sem artigo).
No fragmento em questão, faltou o artigo antes da indicação de horas.
Veja abaixo a correção:
O leão Ariel, que ficou conhecido no país devido à luta de seus criadores para que ele voltasse a se movimentar, morreu por volta das 13h30 desta quarta-feira (27).

Nenhum comentário:

Postar um comentário